top of page

Conferencistas 

ALEXANDRE QUINTANILHA

Nasceu em Lourenço Marques (Maputo) Moçambique em 1945. Concluiu doutoramento em Física Teórica na Universidade de Witwatersrand, em Joanesburgo em 1972. Nas duas décadas seguintes, foi professor de Fisiologia e Biofísica Celular na Califórnia na UC Berkeley e Diretor-Adjunto de Energia e Ambiente e Diretor de um Centro de Estudos Ambientais no Lawrence Berkeley National Laboratory. Mudou-se para a Universidade do Porto, em Portugal, para se tornar professor de Biofísica da Faculdade Biomédica e, até muito recentemente, diretor do Instituto de Biologia Molecular e Celular (IBMC) e do Instituto de Engenharia Biomédica (INEB). Em seguida, presidiu a comissão responsável pela implementação de um consórcio recém-formado das três principais instituições de pesquisa biomédica no Porto. É membro da Academia Europaea, da Academia Mundial de Artes e Ciências e do Conselho para a Pesquisa e Exploração da National Geographic Society. Ao longo dos anos, presidiu várias comissões na Fundação Europeia da Ciência (FEC), a Comissão Europeia (CE), a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e várias outras organizações de pesquisa nacionais e internacionais. Atualmente, preside o Comité de Ética em Pesquisa Clínica do Ministério da Saúde e do Conselho dos Laboratórios Associados do Ministério da Ciência em Portugal. Foi recentemente nomeado como membro do Conselho Consultivo de Ciência e Tecnologia do Presidente da Comissão Europeia. Publicou mais de cento e vinte artigos científicos revistos por pares e seis livros, e sempre esteve envolvido em política científica. Os seus interesses atuais são nas áreas de stress biológico, a perceção de risco e compreensão pública da ciência.

ANA NASCIMENTO RODRIGUES

Doutorada em Educação Especial; Licenciada e Mestre em Educação Especial e Reabilitação; frequência do 5º ano de Psicologia Clínica – área cognitivo-comportamental e integrativa (realizou estágio curricular no serviço de atendimento à comunidade da faculdade de psicologia da Universidade de Lisboa em 2012-2013). Doutoramento desenvolvido no domínio da Avaliação e Diagnóstico da Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (adiante PHDA). Curso de Formação Avançada em Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção pela Universidade de Harvard em 2001; Curso Básico de Treino Parental no Programa Anos Incríveis no País de Gales e Portugal. Atualmente, e desde 1990, é docente da Faculdade de Motricidade Humana, lecionando nos cursos de Licenciatura e Mestrado em Educação Especial, Reabilitação Psicomotora e Mestrado em Desenvolvimento da Criança. Leciona também na Unidade Curricular de Áreas de Aplicação da Psicologia Educacional, do 4º ano do mestrado Integrado em Psicologia. Foi, entre 2004 e 2012, coordenadora do núcleo de PHDA e outras perturbações do comportamento do Cadin; entre 2000 e 2006 coordenadora da equipa clínica do EICHO (Espaço de Intervenção para a Criança Hiperativa); Foi membro da Direção do Centro Doutor João dos Santos a Casa da Praia. É técnica de Educação Especial e Reabilitação desde 1989, tendo exercido atividade clínica em diversas clínicas privadas e exercendo atualmente no Pin-Progresso Infantil. É orientadora de estágios em Educação Especial e Reabilitação Psicomotora desde 1991 em diferentes contextos desde a Saúde à Educação. Experiência na área da intervenção comunitária, em especial no desenvolvimento de programas de treino de competências pessoais e sociais para a prevenção do desajustamento comportamental. Foi investigadora responsável e investigadora em projetos financiados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia na área da PHDA e Perturbações do Comportamento na infância. É formadora acreditada pelo Conselho Cientifico de Formação Contínua tendo experiência na formação de professores e educadores na área dos problemas de comportamento e educação especial. Prémios Científicos: Prémio Doutor João dos Santos atribuído pela Associação de Psiquiatria da Infância e Adolescência em 2004 pela apresentação do trabalho intitulado “Avaliação da Hiperatividade e Défice de Atenção em Portugal” no Congresso sobre o mesmo tema decorrente em Braga no ano de 2004. Autora do Livro “Mais Forte do que Eu! – Hiperatividade e Défice de Atenção. Causas, consequências e soluções” – Um guia para Pais e Professores, de Ana Rodrigues e Nuno Lobo Antunes, publicado pela Lua de Papel em maio 2014. Interesses na área da PHDA e perturbações do comportamento na infância e adolescência, nomeadamente na avaliação e diagnóstico e em programas de intervenção clínica, parental e escolar. 

ANA SOFIA NAVA

Licenciada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa, em 1989. Mestre em Saúde Mental pela Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa/UNL, em 1996. Assistente Eventual de Psiquiatria do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Hospital São Francisco Xavier, após Exame de Titulação Única em 1996. Faz clínica privada de psiquiatria em consultório desde 1996. Grupanalista desde 1999. Membro Titular da Sociedade Portuguesa de Grupanálise desde 2005. Membro Titular (Full Member) da Group Analytic Society London desde 2003. Membro Fundador da International Neuropsychoanalysis Society desde 2000. Membro da International Society for Mental Health Online desde 2008. Autora dos livros "O cérebro apanhado em flagrante" (Climepsi Editores, 2003) e "Na Sala dos Espelhos" (Climepsi Editores, 2006).

ANITA ROSE

Neuropsicóloga consultora no Raphael Medical Center, em Tonbridge. É ainda Neuropsicóloga consultora independente um pouco por todo o globo. Tem um forte interesse na Neuropsicologia, sendo que possui uma extensa experiência desde 1998. É vastamente reconhecida no campo da Lesão Cerebral, sendo a Presidente do Fórum da Lesão Cerebral Adquirida de Londres, e Membro do Comité Executivo no Fórum da Lesão Cerebral Adquirida do Reino Unido. Investigadora com publicações no campo da auto-ajuda, sendo consultora nesta área. Possui ainda experiência clínica e de investigação no campo da Esclerose Múltipla, tendo publicações dentro deste tema. É consultora da Associação de Esclerose Múltipla no Reino Unido, é vice-presidente do Grupo Europeu de Neuropsicologia da Esclerose Múltipla, sendo ainda conselheira clínica da Sociedade de Esclerose Múltipla na África de Sul. É uma palestrante de renome mundial que se dirige tanto a pessoas com lesão cerebral como a profissionais de saúde que trabalham no campo da neurologia.

BRUNO PEIXOTO

Professor Auxiliar do Departamento de Ciências do Instituto Superior de Ciências da Saúde - Norte (CESPU). Doutoramento na Unidade de Psicobiologia da Universidade de Oviedo. Publicações científicas nas áreas da encefalopatia hepática, avaliação neuropsicológica em demências, cardiopatias congénitas, malária cerebral e reconhecimento emocional de faces. Membro do Corpo Editorial da revista Clinical and Biomedical Research.

DANIEL SERRÃO

Licenciado em Medicina. Doutor em Medicina. Professor Catedrático Jubilado da Faculdade de Medicina do Porto. Professor Convidado do Instituto de Bioética da Universidade Católica Portuguesa. Representou Portugal no Comité de Bioética do Conselho da Europa. Foi membro, por convite, do Comité Internacional de Bioética da UNESCO. É membro, por convite, da Pontificia Academia per la Vita, da Santa Sé. Foi membro do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida, em representação da Academia das Ciências de Lisboa, da qual é Membro Titular. É ainda Académico Correspondente Estrangeiro da Academia Nacional de Medicina do Rio de Janeiro e membro da Academia Portuguesa de Medicina. 

ETIENNE KOECHLIN

(Resumo curricular brevemente disponível)

EVA BOLLE ANTUNES

Terapeuta da fala, Docente na Universidade Fernando Pessoa, na licenciatura em Terapêutica da Fala, e nos mestrados em Terapia da Fala e em Educação Especial. Supervisora clínica, na Universidade Fernando Pessoa e no Instituto de Psicologia e Neuropsicologia do Porto. Pós-graduada em Saúde Pública, pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Doutoranda em Perturbações da Linguagem, na Universidade Fernando Pessoa. Formadora certificada em SCA® (Supported Conversation for Adults with Aphasia), pelo Aphasia Institute, Toronto, Canadá. Áreas de interesse para investigação e na prática clínica: afasia, perturbação cognitivo-comunicativa por demência, alterações da voz/fala por doença de Parkinson (terapeuta certificada em LSVT LOUD®), fonética e fonologia clínicas, disfagia.

JEAN-CLAUDE DREHER

Doutorado em Neurociências Cognitivas, Diretor do Grupo "Reward and decision making” do Institut des Sciences Cognitives, Lyon (http://www.isc.cnrs.fr/dre/index.html), Pós-doutorado pela Unit on Integrative Neuroimaging, Clinical Brain Disorders Branch, USA, Membro do Conselho Editorial da Frontiers in Behavioral Neuroscience, da Society for Neuroscience, da Human Brain Mapping e da Société des Neurosciences Française

JIM HOPKINS

Professor convidado da Unidade de Psicanálise do Departamento de Investigação de Psicologia Clínica e da Saúde na University College London (UCL), Professor Emérito do Departamento de Filosofia na King's College London. Professor convidado de Kohut de Pensamento Social na University of Chicago em 2008.

JULIANA LEITE

Neurofisiologista, licenciada em Neurofisiologia, em julho de 2012, pela Escola Superior de Saúde do Vale do Ave, em Vila Nova de Famalicão. Cursou Neurofeedback (NFB), em 2011, sob a orientação da Dra. Gisela Maia. Em setembro de 2012, realizou estágio voluntário no Departamento de Neurobiologia e neurofarmacologia, dirigido pelo Professor Doutor Paulo Correia de Sá, no ICBAS (Instituto Ciência Biomédicas Abel Salazar), da UP (Universidade do Porto). Nessa instituição, integrou o grupo dirigido pela Dra. Laura Oliveira, que investigava a Miastenia Gravis. No início de 2013, em simultâneo com o estágio voluntário no ICBAS, iniciou profissionalmente como neurofisiologista na clínica MediBrain – Centro de Estudos Neurofisiológicos, em Vila do Conde. Paralelamente às funções de neurofisiologista, iniciou investigação clínica na área da quantificação do EEG (QEEG), aplicada a casos de défice de atenção e hiperatividade (ADHD) através da neuroterapia do NFB.

LILIANA VASCONCELOS

Psicóloga clínica e formadora no IPNP - Instituto de Psicologia e Neuropsicologia do Porto. Docente e Membro do Conselho Pedagógico do ICM - Instituto Cultural da Maia. Membro do Conselho Editorial e Científico da Revista Transdisciplinar de Gerontologia. Psicóloga Clínica na Clínica Attentus - Saúde (Guimarães). Psicóloga Clínica no Projeto Semear.te (Fundação EDP). Docente convidada da Unidade Curricular de Psicoterapia Psicodinâmica e Fenomenológica, inserida no Mestrado Psicologia Clínica e de Saúde no ISMAI (2009-2011). Orientadora de Estágios Curriculares do Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde do Instituto Superior da Maia (2008-2009). Membro fundador do Projecto “Oficina dos Afectos” do Instituto de Psicologia e Neuropsicologia do Porto; Coordenadora entre 2008 e 2009 do Projecto-Piloto “Oficina dos Afectos”. Colaborou na investigação de Doutoramento em Psicologia da Saúde e do Desenvolvimento pela Universidade de Lyon 2, França. Integrou a equipa de investigação do Projecto de Doutoramento da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, no serviço de Imunoalergologia do Hospital de São João do Porto. Licenciada em Psicologia pelo ISMAI. Pós-graduada em Terapia Familiar: Sensibilização à Intervenção Sistémica pelo ISMAI/ Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar. Frequentou a 1ª edição do Seminário de Supervisão e Formação em Psicoterapia Psicanalítica no Instituto de Formação e Terapêutica Psicanalítica da Sociedade Portuguesa de Psicanálise (IFTP/SPP; 2012-2013). Em processo de Especialização em Psicoterapia Psicodinâmica na Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica. Membro da Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica. Membro Efectivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses.

OCTÁVIO MOURA

Psicólogo. Docente universitário. Membro do grupo de investigação em Neuroscience, Neuropsychology and Cognitive Assessment da Universidade de Coimbra, com diversos artigos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais. Revisor científico em importantes revistas internacionais (Journal of Learning Disabilities, Dyslexia, International Journal of Testing). Editor Associado da Revista Electrónica de Psicologia, Educação e Saúde. Participação em diversos congressos nacionais e internacionais. Especialista na área da Dislexia, Perturbações da Aprendizagem Específicas e Perturbações de Hiperactividade com Défice de Atenção. Trabalha a nível clínico em consulta psicológica de crianças e jovens.

PAULO AZEVEDO

Psicólogo clínico desde 1998 e mestre em Psicologia Clínica do Desenvolvimento desde 2004 (U. Coimbra, pré-Bolonha). Exerce atividade docente na Faculdade de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa, Curso de Psicologia, desde 2008 (unidade curricular de Modelos de Intervenção Psicodinâmicos). Sócio e membro da direção do Instituto de Psicanálise do Porto (órgão da Sociedade Portuguesa de Psicanálise). Membro Especialista da Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica, com funções de formador e supervisor na área da psicoterapia. Exerce atividade privada como psicoterapeuta, psicanalista e supervisor clínico. Participou em reuniões científicas e publicou artigos nas áreas da psicanálise aplicada à literatura, psicopatologia, adolescência e teoria das relações objetais.

SUSANA OLIVEIRA

Neuropsicóloga no Instituto de Psicologia e Neuropsicologia do Porto. Psicóloga Clínica, Mestre em Neuropsicologia. Docente do Mestrado de Neuropsicologia Clínica no Instituto Superior de Ciências da Saúde - Norte entre 2011 a 2013, no domínio da Supervisão de Estágios Clínicos e orientação de Dissertações de Mestrado. Exerce prática clínica em várias entidades privadas. Membro da Comissão Científica da Peritia | Revista Portuguesa de Psicologia e revisora de textos e testes de Neuropsicologia para a Transperfect (EUA). Formadora certificada pela DGERT. Membro afiliado da Sociedade Americana de Neuropsicologia (div. 40 of American Psychological Association). Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Áreas de interesse: demências, depressão, dificuldades de aprendizagem, AVC, neuropsicologia cognitiva, funções executivas, avaliação e reabilitação neuropsicológicas.

VALÉRIA GOMES

Docente do Instituto Universitário da Maia, Diretora do Instituto de Psicologia e Neuropsicologia do Porto. Psicoterapeuta, neuropsicóloga e formadora neste mesmo Instituto. Doutoranda de Psicologia da Saúde e do Desenvolvimento na Universidade de Lyon 2, França, mestre em Psicologia Educacional pelo ISPA, Diploma de Estudos Aprofundados de Psicologia Cognitiva (D.E.A.) pela Universidade de Lyon 2, França, e Licenciada em Psicologia pelo ISMAI. É pós-graduada em Neuropsicologia e em Consulta Psicológica e Psicoterapia. A frequentar a Especialização em Psicoterapia Psicodinâmica na Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica.

VASCO NOGUEIRA

Licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC). Interno de Psiquiatria do Serviço de Psiquiaria do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. Colaborador do Serviço de Psicologia Médica e Assistente Convidado da FMUC. Doutorando em Ciências da Saúde na FMUC. Investigação e publicações científicas nas áreas da Gerontopsiquiatria, Psiquiatria de Ligação, Suicidologia e Regulação Emocional.

VÍTOR FRAGOSO

Psicólogo, professor de “Inteligência Emocional” e “Relaxamento e Movimento Corporal” na Universidade Sénior Contemporânea do Porto; docente da Escola Superior de Saúde do Instituto Jean Piaget no CET de Psicogerontolgia (Pólo de Vila Nova de Gaia), licenciado em Psicologia pelo ISMAI (Instituto Superior da Maia), pós-graduado em Terapia Familiar pelo ISMAI/Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar, codiretor da Revista Transdisciplinar de Gerontologia da USC, membro do conselho editorial da Revista IGT na Rede - Instituto de Gestalt-Terapia e Atendimento Familiar do Rio de Janeiro, psicólogo e colaborador no Instituto de Psicologia e Neuropsicologia do Porto (IPNP), coautor das seguintes edições: “Processos e Estratégias do Envelhecimento: Intervenção para um envelhecimento ativo”; “Decisão - Percursos e Contextos”; “Envelhecer em Tempos de Crise: Respostas Sociais” e “Educação Emocional para Seniores”.

Datas importantes

25 JUL

Data limite para inscrição de valor económico

 

22 SET

Data limite para submissão de candidaturas para comunicação livre e poster

Pergunta do dia

A dislexia resume-se a défices na leitura?

O que é a dislexia?

 APOIOS 

bottom of page